17 a 19 de Setembro

Sexta-feira 17

19H00 – Chegada a Minde, onde se fala o Minderico, uma variante linguística peculiar. Fortemente enraizada, a cultura em Minde está presente através das inúmeras colectividades ligadas à música, ao teatro e ao desenvolvimento de actividades em ambiente natural inseridas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

19H15 – Jante no Vedor’s Take Away, na avenida principal de Minde, junto aos CTT, onde a especialidade são os grelhados mistos, as migas e a simpatia.

Mas corra… Não vai querer perder o que se segue!

20H30 – Participe numa aula de Minderico e conheça uma variante linguística peculiar falada na vila de Minde: As da Classe do touquim da piação dos charales do Ninhou (Tradução: Aulas de Minderico!). No Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG), em Minde.

21H30 – Vera Mantero, Solos de Vera ManteroA mais emblemática coreógrafa portuguesa oferece-nos três solos numa noite. Para ver na Blackbox do CAORG em Minde.

00H00 – Grafic NightsPara dar à piadeira, jordo ao Ninhou, onde os covanos e as covanas são cópios. (Tradução: para ter uma boa conversa, vou até Minde, onde encontro gente interessante.) No Ponto de Encontro em Minde.

Descansar. Se não quiser conduzir e ficar até altas horas nas nossas festas, fique na Pensão Estaminé. Mesmo no centro de Minde.

Sábado 18

10H00 – Aproveite o bom tempo e participe em actividades ao ar livre: suba a estrada da serra rumo a Alvados e passe pela Quinta da Escola. Existem várias actividades ao seu dispor, desde passeios de burro, escalada, entre outros.


13H00 – Este fim-de-semana tem a oportunidade de fazer um Déjeuner sur l’herbe com Vera Mantero, uma referência da dança a nível mundial, na Mata de Minde. Já sabe: leve a sua cesta.

16h00 – Os mais audazes poderão experimentar uma subida num balão de ar quente na Mata de Minde (Polge) OU se preferir, sugerimos um atelier para rir até cair! Inserido no nosso Projecto Educativo, Antonia Baehr orienta o Atelier do Riso, na Sociedade Musical Mindense, em Minde. Assegure a sua inscrição – este atelier é limitado a 15 participações.

20H00 – Ao jantar, não perca o magnífico Arroz de Pato servido aos Sábados no Restaurante O Parente em Mira de Aire.

21H30 – Sofia Dias & Vítor Roriz, esta dupla de promissores coreógrafos apresenta Unfolding na Blackbox do CAORG em Minde. Uma noite partilhada com Vera Mantero, Vera Mantero e Gabriel Godói interpretam Caetano Veloso.

00H00 – Grafic Nights - Venha conhecer o sítio onde todos são felizes! No Ponto de Encontro em Minde.

Domingo 19

10H00 - Pela manhã, grite a plenos pulmões, grite tanto quanto lhe apetecer: suba à Serra de Santo António e grite bem alto FMDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD!!! Com sorte, receberá resposta…!

13H00 - Almoço. No Kopius Café em Minde poderá deliciar-se com diversos petiscos, como pica-pau, amêijoas ou berbigão.

14H00 - Visita ao Museu da Boneca em Alcanena. O museu acolhe um espólio de mais de cinco mil bonecas. Aqui poderá encontrar bonecas de várias épocas e materiais, que vão desde as simples bonecas de pano, até às raras bonecas de papel e de porcelana. Horário de fim-de-semana: das 14h00 às 18h00.


15H00 – Elizabete Francisca Santos & Teresa Silva, Leva a mão que eu levo o braço, no Cine-Teatro São Pedro em Alcanena. Um dueto onde a estranheza mas acima de tudo a cumplicidade é exposta em cena. Uma tarde partilhada com Mariana Tengner Barros, And so…? THE END!, no Cine-Teatro São Pedro em Alcanena. A coreógrafa traz-nos um ser brilhante que recusa o fim e a decadência.

Quer continuar a ver espectáculos? Os próximos são ao ar livre! Compre um gelado na Pastelaria Gena e assista a:

17H00 – Joana von Mayer Trindade, Veleda – Projecto Solos com Convicção no Largo da Câmara Municipal de Alcanena. Um solo poderoso e quase tribal onde a vida de Maria Veleda é retratada em corpo e bombo.

E agora, algo absolutamente diferente: vá até Minde e prepare-se…

19H00 – Antonia Baehr, Rir. Uma estreia absoluta em Portugal na Blackbox do CAORG em Minde, onde o riso é levado a sério. Garantia de sair do teatro bem disposto.

20H30 – Antes de partir, recupere energias com um snack no Ponto de Encontro.

Um regresso a casa de cheio de ânimo!