Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

agenda
21 Abril 2023 – 29 Abril 2023
Benedita, Ourém

Ciclo O que (te) diz a dança?

O ciclo O que (te) diz a dança? está de volta. Continuamos a valorizar e aproximar a dança à região de Santarém. Este ano, o ciclo cria uma ponte com os 20 anos da Materiais Diversos, valorizando projetos e artistas que fazem parte da história da Associação. Em parceria com o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro e com o Teatro Municipal de Ourém, apresenta-se Coreografia em Sala de Aula, de João dos Santos Martins com Adriano Vicente, A Besta, As Luas, de Elizabete Francisca, e Um Gesto Que Não Passa de Uma Ameaça, de Sofia Dias e Vítor Roriz, seguidos de conversas com o público. No âmbito de cada apresentação, realizam-se ainda oficinas. Fiquem a conhecer o programa.

Agenda