Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

apoiamos

Didascálias

Giovanna Monteiro, Leonor Mendes, Vicente Antunes Ramos

© Iolanda Pereira (festival Materiais Diversos)

A partir das didascálias de três textos clássicos do teatro, o trabalho revisita os espaços domésticos descritos nos textos e o imaginário de “casa” que carregam. Duas intérpretes jogam com as palavras e com o tempo e assim constroem outros espaços, figuras, relações. O desenrolar deste jogo de construir e desconstruir deixa a questão em suspenso: o que se pode imaginar a partir dessas palavras que foram escritas para não ser ditas?

*Didascálias: nos textos teatrais, descrevem o tempo e o espaço no qual a dramaturgia decorre. Além disso, servem como indicações para a interpretação das atrizes e dos atores. Também são conhecidas como rubricas.

Cronologia

ESTREIA
9 Outubro 2023
Festival Materiais Diversos (2023), Minde
15 Junho 2024
Teatro Municipal, Ourém
7 Julho 2024
Cine-Teatro Paraíso, Tomar

Ficha técnica

Concepção e performance Giovanna Monteiro Cocriação e performance Leonor Mendes Cocriação e direção artística Vicente Antunes Ramos Colaboração na criação e pesquisa de movimento Isis Andreatta Desenho de Luz Matheus Brant Design Gráfico Pedro Levorin Gestão do projeto no Brasil Leonardo Birche Colaboração na coreografia Francisco Thiago Cavalcanti Operação de luz Bee Barros Vídeo Francisco Miguez e Lucas Damiani Fotografia Iolanda Pereira e Matheus Brant Apoio Associação Cultural Materiais Diversos (Apoio Fios do Meio), Fundação GDA, Munícipio de Tomar, Teatro Municipal de Ourém (TMO) e ProAC - Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo Residências artísticas Forum Dança (PT), Cine-Teatro São Pedro de Alcanena, CTSP (PT), Centro Cultural do Cartaxo, CCC (PT), ESTUFA (PT), associação SÙ (BR), Casa do Povo (BR)

Classificação etária

+ 12 anos
Agenda