BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
NOVOS MATERIAIS é um apoio em consultoria para projetos de dança, que existe desde 2018, através do qual a Materiais Diversos pretende reforçar e sistematizar a retaguarda a criadores que trabalham nesta área, disponibilizando recursos e experiência ao nível da produção, difusão, captação de financiamento e comunicação.
A cada ano é selecionado, através de open call, um projeto, de uma pessoa ou coletivo residente em Portugal, sem vínculo a uma estrutura de produção, que beneficiará de consultoria na área da produção pela equipa da Materiais Diversos a partir de um plano de trabalho e objetivos definidos em conjunto.
A consultoria inclui as seguintes dimensões:
– Pesquisa de financiamento
– Gestão Financeira
– Planeamento
– Produção
– Comunicação
– Partilha de metodologias e ferramentas
– Encontros quinzenais
– Definição de objetivos e pontos de situação
Em 2025, este apoio confere ainda, em parceria com os Estúdios Victor Córdon (Lisboa):
– Um apoio à criação no valor de 1.000 €;
– Uma residência artística de duas semanas, de 8 a 19 de setembro, nos EVC/Lisboa;
– Possibilidade de apresentação informal no final da residência, caso seja relevante para o projeto;
– Apoio dramatúrgico (duas sessões em data a combinar)
CALENDÁRIO
16 fevereiro | fim convocatória
28 fevereiro | comunicação de resultados
*As pessoas responsáveis pelas candidaturas poderão ser convocadas para entrevista nos dias 25 e 26 de fevereiro
Inscrições aqui.