Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

Residências Artísticas
15 Julho 2019 – 26 Julho 2019
Centro Cultural do Cartaxo

Sorcière / μάγισσα / رة # اح # س

Maud Blandel

Maud Blandel (1986), bailarina contemporânea, fez mestrado em La Manufacture, Lausanne e depois seguiu estudos na HEAD (Haute École d’Art et de Design), em Genebra. Entre 2013 e 2017, colaborou intimamente com o director Karim Bel Kacem em criações transdisciplinares do Think Tank Théâtre (Blasted, Gulliver, Mesure pour mesure, 23 rue Couperin – point de vue de un pombo sur l’architecture).
Em 2015, criou I L K A, uma estrutura de reflexão e criação de práticas coreográficas onde desenvolveu as peças TOUCH DOWN (2016) e Lignes de conduite (2018).
Colaborou com Rachid Ouramdane durante a criação do Murmuration para o Ballet de Loraine em 2016 e, mais recentemente, trabalhou com o compositor alemão e director Heiner Goebbels para sua última produção Everything that happened and would happen criado durante o Manchester Internacional Festival. Interessada na exploração da coreografia, participa em vários laboratórios com os alunos da École Nationale Supérieure de fotografia de Arles e com a Contrechamps – o Ensemble de Música Contemporânea de Genebra, a fim de repensar as práticas coreográficas através de o olhar de diferentes campos artísticos. Maud Blandel é uma artista residente no Arsenic – Centro de Arte Contemporânea em Lausanne desde setembro de 2018.

SORCIÈRE / μάγισσα / رة # اح # س seguirá a pesquisa sobre a noção de conformidade através de uma grande figura de
transgressão: a bruxa. Pensado como uma revista musical, o projecto articulará uma série de pequenas peças a solo criadas
com e interpretado pela bailarina Maya Masse. Cada uma delas concentra-se numa figura feminina (mitológica, histórica
ou contemporâneo) que foi tentada por comportamentos não conformes (o corpus está em andamento).
Esta residência integra o projecto internacional More Than This.

Ficha técnica

Criação Maud Blandel
Agenda