Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

Aloun Marchal

(França – Suécia)

Aloun Marchal é improvisador, bailarino e coreógrafo. Em 2008 e 2012, recebe a bolsa danceWEB. Cria Gerro, Minos and Him com Simon Tanguy e Roger Sala Reyner. Em 2010, obtêm o segundo prémio Danse Elargie e em 2013, o prémio de melhor peça no festival Stuttgarter Tanz und Theater Festival. Aloun Marchal continua em tournée com duas de suas criações: Gerro, Minos and Him e Trippel, uma encomenda da companhia SPINN, com sede em Goteborg. É intérprete na peça More Than Naked criada pela coreógrafa austríaca Doris Uhlich, bem como nas últimas peças da companhia SPINN. Cria regularmente performances in-situ. Aloun decidiu lançar-se profissionalmente na dança quando percebeu que estava confundindo as coisas e as ideias sobre essas coisas, como um caminhante obcecado com o mapa e esquecendo-se de apreciar a paisagem. Desde esse momento, Aloun sente um fascínio pelos momentos cujo significado aparece gradualmente.

Agenda