Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

David Marques

Coreógrafo e intérprete. Começou a desenvolver trabalho como criador em 2007 com o apoio da EIRA, em Lisboa. Desde então tem vindo a apresentar as suas peças em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Ucrânia, Israel e Brasil. Licenciado pela ESD – IPL, frequentou a formação ex.e.r.ce do CCN de Montpellier, dirigida por Mathilde Monnier, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Criou Motor de Busca, Future Plans, KIN, Ressaca e fez uma adaptação de Conquest de Deborah Hay. Com Ido Feder desenvolveu a trilogia ‘Bête de Scène’/’Images de Bêtes’/’THE POWERS THAT B’ (e com Tiago Cadete ‘Apagão’. Colaborou como intérprete com Loic Touzé, Francisco Camacho, Filipa Francisco, David Wampach, Tiago Guedes, Lucie Tumova, Maya Levy&Anando Mars, Raquel Castro, Tiago Vieira e Emily Wardill. Tem desenvolvido trabalho pedagógico na ESD – IPL, Fórum Dança, Jerusalem Academy of Music and Dance, SIDance – Seoul e Danslab em Bruxelas. É fundador da PARCA.

Agenda