BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
EM ÓRBITA Colectivo informal formado por Rita Machado e Sandra Caldeira, a colaborar desde 2016.
Tem como missão proporcionar uma oferta regular de actividades de âmbito cultural e formativo, dirigida ao público adulto com mais de 55 anos.
www.emorbita.pt
Rita Machado é licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA (2001); Mestre em Arteterapia (2005) pela Universidade de Barcelona e formadora certificada pelo IEFP.
Em Barcelona adquiriu experiência no âmbito da mediação cultural, gestão e direcção de serviços educativos. Desenvolveu projectos vários dirigidos a distintos colectivos, afunilando o seu interesse para o colectivo sénior. Em Portugal colaborou com diferentes entidades como formadora, mediadora cultural e implementando projectos de autoria.
Actualmente, desenvolve a sua actividade profissional como trabalhadora independente criando propostas culturais e de formação para adultos, que assentam na utilização de processos vivenciais e criativos, potenciadores de bem-estar e qualidade de vida.
Co-fundadora do colectivo EM ÓRBITA.
Sandra Caldeira é licenciada em Psicologia Clínica (ISPA, 1998), Pós-Graduada em Psicogerontologia (Universidade Católica Portuguesa, 2015). Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua/Ministério da Educação e pelo IEFP.
Ensina dança há mais de 20 anos, em vários contextos e a diferentes grupos etários e populacionais.
Colaborou como intérprete com diversos coreógrafos independentes na área da Dança Contemporânea. Foi co-fundadora, co-criadora e performer do grupo O Resto.
Na área da produção cultural trabalhou no Clube Português de Artes e Ideias (1998-99) e no Forum Dança (1999-2018).
Actualmente, dirige o seu trabalho para o público adulto com mais de 55 anos.
Co-fundadora do colectivo EM ÓRBITA.