Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

Gustavo Vicente

Gustavo Vicente é professor, investigador, actor e encenador. Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde lecciona as disciplinas de Correntes de Dança Contemporânea, Estudos de Performance e Prática como Investigação. Investigador integrado do Centro de Estudos de Teatro (CET-FLUL), no qual também é coordenador do grupo de investigação Discursos Críticos em Artes Performativas. É membro (coordenador em 2017) do grupo de trabalho Coreography and Corporeality da International Federation for Theatre Research (IFTR). Integra o Conselho Editorial da Sinais de Cena: Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas.

Actor desde 2001, trabalhou com diversos criadores de renome nacional e internacional no teatro e cinema. Em 2009, ganhou o prémio de Melhor Espectáculo do FATAL com a sua primeira criação como encenador. Colabora regularmente com o Teatro do Vestido desde 2013. Desde sempre associou a vertente investigacional à prática artística.

Agenda