BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Hotel Europa é uma companhia fundada e co-dirigida por André Amálio e Tereza Havlíčková, respectivamente oriundos de Portugal e da República Checa, das áreas do teatro e da dança. No seu trabalho, explora fronteiras disciplinares e privilegia processos colaborativos, recorrendo a materiais autobiográficos, mitologias e contos tradicionais, narrativas familiares e nacionais, criando uma complexa teia de referências entre a cultura popular e a cultura clássica, e criando espectáculos que permitem ao público atravessar culturas, gerações e géneros e construir as suas próprias narrativas e sentidos.