Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

Sandra Maximiano

Sandra Maximiano é doutorada em Economia pela Universidade de Amesterdão, é professora associada de Economia no ISEG, Universidade de Lisboa, onde é co-cordenadora do Mestrado de Economia e do xLab – Behavioural Research Lab. Antes de colaborar com o ISEG, foi Professora na Faculdade de Purdue e Investigadora na Universidade de Chicago. Tem feito investigação em economia experimental e comportamental, economia organizacional e do trabalho, políticas públicas e gestão da informação. Explora questões relacionadas com preferências sociais e morais, diferenças de género em decisões económicas, e a dinâmica da informação em ambientes competitivos e cooperativos. Usa principalmente o laboratório e experiências de campo para estudar o comportamento económico humano. O seu trabalho está publicado em revistas como Review of Economic Studies, Economic Journal, Experimental Economics e Games and Economic Behavior. É, desde 2015, autora duma coluna semanal no jornal Expresso.

Agenda