BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Sr. João é um coletivo fundado em 2009 por Óscar Silva, Pedro Barreiro, Ricardo B. Marques e Silvana Ivaldi que trabalha sobretudo em teatro e performance. Ao Sr. João interessa, entre outras coisas, o pensamento sobre os actos performativos como geradores poéticos e a experimentação sobre as convenções constituintes das formas teatrais. A maioria das apresentações públicas dos espectáculos do Sr. João aconteceram em São Paulo, Brasil, entre 2010 e 2014, dos quais se destacam Espectáculo Absoluto (2014), Traumatheatre (2012), Tool Box (2012), I Love SP (2011) e Primeira Valsa (2011), precedidos de Porque o destino nos segue o rasto como um louco com uma navalha na mão – um espectáculo de passe (2010), este apresentado em Lisboa.