BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Como os artistas podem se juntar aos educadores?
Como as iniciativas pedagógicas e as práticas artísticas podem se tornar aliadas na promoção da partilha sensível e do pensamento crítico?
Como a arte pode produzir dispositivos poderosos contra as ameaças do amanhã?
Como a dança pode traduzir e promover novas plataformas de experiência?
Este laboratório com o coreógrafo Gustavo Ciríaco convida pessoas interessadas em dança e em teatro a descobrir como fazer conversar as artes performativas com os processos iniciais de aprendizado do indivíduo (o jardim da infância e a alfabetização). Duas estratégias pedagógicas de referência orientam-nos nessa viagem. De um lado, o teórico alemão Friedrich Fröbel, inventor do jardim de infância e o seu uso do jogo como ferramenta fundamental para o aprendizado. De outro, o renomado educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, defensor de uma pedagogia crítica, em que o aprendiz é considerado co-criador de conhecimento.