BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Oficina para professores de todos os ciclos de ensino e áreas disciplinares
23 março | 14h30 — 17h30
Sala Laboratório de Criatividade
Escola Secundária de Alcanena
●
Como lemos o mundo? Como o compreendemos? O que são os direitos humanos? Isso interessa-me? Posso repensar o mundo através deles? Posso trazer esta releitura para dentro da minha sala de aula?
A cada vez maior complexidade das realidades sociais, políticas e ambientais exige novas competências por parte dos professores. Neste quadro, a capacidade de agir em contexto pedagógico em prol da compreensão e da salvaguarda dos Direitos Humanos é fundamental, e urgente.
●
OBJETIVOS:
1. Compreender os direitos humanos enquanto ferramentas de consciência crítica, de pensamento político, de empoderamento, de transformação individual e social.
2. Identificar o papel do/a professor/a como pivotal no crescimento harmonioso das crianças e jovens, com respeito pelo eu e pelo nós.
3. Adquirir a capacidade de ler o mundo através dos Direitos Humanos e do seu ideal subjacente de justiça social.
4. Conhecer a educação popular: a educação como prática de liberdade; o pensamento de Paulo Freire.