Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
18 Maio 2024 – 25 Maio 2024

Laboratório dos Sentidos

Oficina para professores, educadores e mediadores culturais

com Dori Nigro e Paulo Pinto

18 de maio | Cine-Teatro São Pedro

25 de maio | Estúdio de Dança

Alcanena

15h – 18h

 

O Laboratório dos Sentidos é composto por exercícios que exploram a criatividade e têm como objetivo despertar o corpo, a mente e a alma. Estas experiências reúnem propostas das práticas artísticas, da arte-educação e da arteterapia, enquanto dispositivos para re-descobrir poéticas de espontaneidade e são pautadas pela experiência de anos de trabalho dos artistas-cuidadores, com diversos grupos, no Brasil e em Portugal. O laboratório destina-se a pessoas que desejam provocar os seus processos criativos e pedagógicos através de partilhas afetivas.

Dori Nigro e Paulo Pinto são performers, artistas e educadores, investigadores com passagem pela Universidade Católica de Pernambuco, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Companheiros de vida e arte que atuam ativando temáticas ligadas à ancestralidade, espiritualidade, memórias pessoais, familiares, sociais, herança colonial, corpos dissidentes, educação e saúde mental.

Agenda