Festival

The Materiais Diversos Festival promotes the meeting of different audiences and imaginaries around the arts (dance, theatre, music and performance) with thought, questioning actuality and fostering cultural participation as a condition for citizenship. Born in Minde, in 2009, it spread to Alcanena and Cartaxo (in 2013) and became one of the most representative projects for programming outside the large centres in Portugal, attempting to think and act from the places it originates. It had been occurring annually until 2017 and became a biannual event starting with its 10th edition in 2019.

From the 5th to the 15th of October 2023, the Festival Materiais Diversos will be in Alcanena and Minde with a program of dance, theater and music shows, installations and conversations. Slowing down and making people, places and processes visible are the mottos of the 12th edition of the festival.

2023
2021
2019
2017

We Develop

20 anos Materiais Diversos

Em 2023 perfazem 20 anos sobre a criação da Associação Cultural Materiais Diversos, para sempre ligada ao espetáculo Materiais Diversos, que trouxe a Tiago Guedes reconhecimento nacional e internacional como coreógrafo. Marcando esta data, o Município de Alcanena convidou-nos a repor esta peça histórica a única criação de Tiago Guedes para a infância, Matrioska, que estreou em França e já fez mais de 200 apresentações em todas as latitudes, do Brasil a Singapura, passando por Portugal. Compõe-se assim um pequeno ciclo que, além destes dois espetáculos, uma mesa-redonda com Tiago Guedes e João Fiadeiro que marca o início da investigação para o livro sobre circulação em dança a partir do território português (a editar em 2024).

 

20 anos Materiais Diversos

Cine Teatro São Pedro, Alcanena

 

2 de Março, às 10h30 | Apresentação da Matrioska

4 de Março, às 17h | Conversa com Tiago Guedes + João Fiadeiro

4 de Março, às 21h30 | Apresentação do Materiais Diversos

 

Sobre o espetáculo Materiais Diversos, diz Tiago Guedes: “Ao tentar afastar-me cada vez mais de um espetáculo coreográfico, continuando o meu trabalho à volta dos materiais plásticos e da relação intérprete/função, uma inesperada aproximação à coreografia se revelou…

De que forma e de onde se pode ainda extrair coreografia? Como é que, a partir de uma partitura à volta dos materiais, se pode reinventar essa mesma partitura e transformá-la em algo tão abstrato quanto possível? Como é que estes Materiais Diversos (plásticos e coreográficos) se influenciam, se interligam e estabelecem relações entre si?”

Matrioska é um dueto que tem como público-alvo crianças de 6 a 10 anos, o tema principal deste espetáculo de dança é a descoberta — descoberta do ‘Outro’, mas também a descoberta de novos significados perante as coisas que nos rodeiam. A peça está baseada numa narrativa cuja estrutura é ritmada por sucessivas transformações cenográficas. Matrioska parte da ideia que existem muitas camadas sobrepostas nas coisas que vemos. Muitas vezes o que vemos à frente dos nossos olhos não é mais do que uma primeira imagem, a mais imediata de muitas outras que estarão por trás dela.

Ao optar por um trabalho sobre o mistério, Tiago Guedes propõe às crianças um universo habitado de estranheza onde as razões (sobre a origem e as motivações, a maneira de agir de formas abstratas ou de personagens entrevistas) ficam em suspenso. Dá-se preferência a uma abordagem elíptica e intuitiva (e não tanto narrativa) da história, deixando às crianças a liberdade de construírem a sua própria relação com o espectáculo, oferecendo-lhes um jogo em aberto quanto às possíveis resoluções.

Agenda