festival materiais diversos
De 3 a 12 de outubro de 2025, o festival materiais diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de dança, performance, música, conversas, caminhadas, atividades para famílias e formação.
De 3 a 12 de outubro de 2025, o festival materiais diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de dança, performance, música, conversas, caminhadas, atividades para famílias e formação.
✳︎
Num ecossistema vivo e em constante mudança do território que habitamos — físico, simbólico, emocional — o festival materiais diversos entra numa edição de transição, entre o que foi, o que é e o que poderá ainda tornar-se. Aqui, o tempo não se desenha em linha reta. Move-se em espiral, ritmado pelos corpos, pelas estações e pela escuta. É um tempo sensível, que pulsa ao ritmo da terra e das pessoas que a habitam.
Esta edição convida-nos a olhar o passado como herança, o presente como prática ativa de cuidado e desejo, e o futuro como um espaço aberto à reinvenção. Há uma atenção renovada ao que deve ser preservado, ao que pode ser reciclado e ao que já não nos serve — sem medo de deixar partir, sem receio de recomeçar.
Esta é a primeira edição sob a minha direção artística, ainda ancorada num programa concebido por Elisabete Paiva, a quem deixo o meu profundo agradecimento. É neste gesto de continuidade e transição que abrimos um novo ciclo — com vontade de radicalizar, suavemente. Cabe-me agora honrar este programa, oferecendo-lhe um novo rosto e um desejo renovado, entrelaçando-o com o projeto mais alargado da Materiais Diversos. Um projeto que reflete sobre os temas que atravessam e moldam a sociedade contemporânea, através de um gesto de presença, desafiando paradigmas políticos e sociais, convocando experiências partilhadas que operam como dispositivos de pensamento e transformação.
Guardamos a herança da proximidade, da escuta atenta ao território, das parcerias fundadas no afeto e na resistência. Preservamos a alegria da celebração comunitária, a força de uma programação comprometida, a radicalidade descentralizadora e os discursos que interrogam o agora — conectando artistas e públicos num espaço de acolhimento e ressonância. Há uma intenção clara de ocupar o corpo como território político e agregador — fundamento das práticas contemporâneas de dança — para aceder ao coletivo, à sua potência transformadora e à força unificadora.
Tomar posição é o eixo central do meu projeto artístico: situar o festival nos contextos local e nacional, ao mesmo tempo que se afirma a sua missão numa perspectiva internacional, conectando práticas e imaginários, modos de fazer e modos de existir. Combinando sustentabilidade e adaptabilidade, o festival materiais diversos é um organismo vivo, inclusivo e dinâmico, capaz de enfrentar os desafios do presente com uma comunidade vibrante, motivada por momentos essenciais de convivência, pensamento e ação.
Transformamos a ideia de programação de uma linha reta numa constelação. Criamos espaço para o invisível, o inacabado, o em progresso. Este festival cultiva espaço para o que ainda não tem nome. Aqui coexistem camadas, tensões e afetos. Alimenta a imaginação radical de um festival sem um único centro — porque tem muitos!
Apesar de todas as incertezas que enfrentamos, estamos aqui! Venham, conversem, pensem. Imaginem o futuro connosco.
Cristina Planas Leitão
Diretora Artística,
Materiais Diversos
✳︎
Peça de dança para um quarteto em patins, que aborda uma contemporaneidade simultaneamente física e tecnológica, onde um sistema de organização espacial, baseado em desportos de velocidade, estabelece um conjunto de códigos de ocupação, intercepções e encontros.
A dimensão plástica e hipnótica do gesto, é evidenciada por um sistema lumínico que revela espaços negativos e positivos, projetando o corpo para uma alteridade extrema e abrindo o terreno para a ficção.
CABRAQIMERA
Direção Artística - Catarina Miranda
Performance e Cocriação Coreográfica - Duarte Valadares, Francisca Pinto, Lewis Seivwright, Madalena Brandão Pereira
Desenho com Luz - Leticia Skrycky
Operação Leve - Leticia Skrycky/Joana Mário/Cláudia Valente
Composição Sonora - Lechuga Zafiro
Design e Operação de Som - José Arantes
Trajes - Simão Bolívar
Apoio Dramatúrgico - Cristina Planas Leitão (TMP), Jonathan Saldanha
Produção e Divulgação - Materiais Diversos
Produtor Executivo - João Brojo
PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO — Sara Abrantes, Sofia Matos, Joana Silva / Materiais Diversos
Produtor Executivo — Vanda Cerejo
CO-PRODUÇÃO — Materiais Diversos (Lisboa/PT), SOOPA (Porto/PT); TMP (Porto/PT); Walk&Talk (Açores/PT); CND Centre National de la Danse (Paris, França), ICI-CCN Montpellier – Occitanie (Life Long Burning Project apoiado pela Comissão Europeia — Montpellier / França)
Projeto financiado pela DGARTES/Governo de Portugal e Rede 5 Sentidos (C.C. Vila Flor, TAGV, T.M.Guarda, Cine-Teatro Louletano, Teatro Micaelense, T.M.Porto, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato)
28 abril 2021 — Premiere | Festival Dias da Dança, Teatro Rivoli, Porto, Portugal
30 abril 2021 | Abril Dança Festival, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
22 maio 2021 | Teatro Viriato, Viseu
4 fevereiro 2022 | Teatro Municipal da Guarda
11 fevereiro 2022 | Guidance, fábrica ASA, Guimarães
18 fevereiro 2022 | Teatro Louletano - Loulé
18 março 2022 | Centre Pompidou, Paris, France
27 maio 2022 | Dance Week Festival, Plovdiv - Bulgária
16 julho 2022 | Walk&Talk Festival, São Miguel, Açores
20 julho 2022 | Festival de Dança de Bolzano, Itália
29 outubro 2022 | São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
27 janeiro 2023 | Norrlandsoperan, Umea, Suécia
16 junho 2023 | Theatro Circo, Braga, Portugal
17 fevereiro 2024 | Casa da Cultura de Ílhavo, Ílhavo, Portugal
21 março 2024 | Spring Forward Festival, Staatstheater Darmstadt, Alemanha
Sofia Matos
sofia.matos@materiaisdiversos.com
+351 913633452