BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
O Teatro do Silêncio (TS) desenvolve desde 2012, um projecto artístico de pesquisa, criação e experimentação, a partir do acto de caminhar. O projecto Caminhar tem como premissa unir diferentes áreas do conhecimento humano convocando simultaneamente a experiência física do acto de caminhar. A performance é a linguagem que melhor enquadra estas caminhadas, sendo aqui, performance, entendida como “acontecimento”, algo que não foi completamente planeado, mas emerge das interacções entre público, performers e território.
Em 2018 e 2019, o TS dá continuidade a este projecto, numa co-produção com a Materiais Diversos, criando quatro caminhadas com percursos diferentes nos concelhos de Alcanena e Cartaxo. Por um lado, pretende-se unir os territórios onde a Materiais Diversos desenvolve o seu trabalho, por outro lado, revelar as identidades desses territórios, problematizando as suas idiossincrasias.