Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

apoiamos
8 Junho 2018

Filhos do Meio

Teresa Miguel

Filhos do Meio é uma bolsa de criação lançada pela Materiais Diversos para apoiar, conhecer e dar a conhecer o trabalho de artistas do/no distrito de Santarém, em particular aqueles interessados em criar em estreita relação com os lugares e com as pessoas.

Através desta iniciativa, a Materiais Diversos pretende envolver-se na fixação e capacitação de artistas da/na região, criando condições para que desenvolvam os seus projectos e confiram maior visibilidade ao seu trabalho. Tem ainda como expectativa incentivar novos modelos de coabitação e de permanência no território onde trabalhamos — através do aprofundamento da relação da MD com os artistas locais, ambicionamos poder, em conjunto, impulsionar as actividades culturais promovidas pela comunidade, nutrindo a coesão social e o desenvolvimento de competências criativas e críticas.

A bolsa de criação inclui apoio financeiro, logístico e técnico e o acompanhamento dos projectos a desenvolver, bem como oportunidades de apresentação pública no âmbito da programação da Materiais Diversos e em parceria com outras organizações culturais, da região ou fora dela.
Na primeira edição do projecto, em 2018, foram parceiros Filhos do Meio o Museu de Aguarela Roque Gameiro (Minde) e o Bons Sons (Cem Soldos).

Agenda