BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
O que somos nós, enquanto seres individuais que habitamos o nosso corpo?, o que pensamos, o que sentimos, na relação connosco próprios, quando estamos a sós?, quais são as nossas questões internas mais profundas, quando nos encontramos no silêncio do exterior e no nosso ruído interior?
Procurei neste trabalho, ter como material de reflexão, não só a minha realidade interna, mas também a de um colectivo de pessoas, com quem tenho relações pessoais e/ou profissionais. Interessa-me escutar o que pensam e o que sentem, quando se encontram no seu “ruído interno”. O meu foco tem sido a observação lenta de um grupo de pessoas com psicopatologia que chegam até mim com relatos das suas vivências, estes relatos nem sempre são verbais, também o corpo, o comportamento me informam do que sentem…, um outro foco tem sido os textos escritos por algumas pessoas a quem desafiei a reflectirem sobre estas questões…