BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Começámos por olhar para o conceito de corpo sem órgãos, introduzido por Artaud, para questionar a nossa própria relação com o corpo que apresentamos num contexto performático. Interessa-nos a procura da reconfiguração de um corpo para a descoberta de um novo, nomeadamente através do movimento e da escultura. Procuramos maneiras de mudar a forma do corpo, tornando-o impróprio para funcionar, e entender como este pode, resolve e cria “soluções” de movimento dentro das suas impossibilidades. O que deforma um corpo? Interessa-nos investigar a relação corpo-objeto e compreender a influência e o peso de algumas das coisas que carregamos connosco, materiais ou imateriais, e que podem afetar/moldar os nossos corpos, por dentro e por fora. Para entender melhor essa relação, gostaríamos de trabalhar em colaboração com a comunidade dos lugares que visitamos, e convidá-las para um espaço de partilha e pesquisa. Queremos entender as relações pessoais de cada um com objetos específicos e convidá-los a compartilhar esses objetos connosco num laboratório/prática de partilha.