BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Por exemplo, um 0v0 é uma peça de dança dirigida à infância que nasce a partir da vontade de reflexão e ressignificação da palavra “receita”, levantando e debruçando-se sobre a questão, Quantas receitas cabem dentro de uma receita?
Neste espetáculo, inspirado pelas obras surrealistas das artistas Remedios Varo, Leonora Carrington e Meret Oppenheim e o livro infantil Por exemplo, uma rosa, de Ana Pessoa e Madalena Matoso, há criaturas que dançam dentro de uma cobertura com muitos sabores e brincam com uma colher de pau para saborear melhor os seus estranhos cozinhados, onde as batatas fritas nascem das árvores e os ovos escondem segredos.
Em Por exemplo, um 0v0 brincamos com o universo das palavras, das coisas e dos seus significados. Se há coisas, há palavras que as identificam e essas palavras têm significados próprios. Há coisas que têm o mesmo nome e muitos nomes que descrevem uma só coisa. Mas o que aconteceria se baralhássemos as coisas, as palavras e os significados?
Por exemplo, um 0v0 propõe uma experiência dedicada à imaginação, ao “ilusionismo” e à “magia”, onde os corpos em cena assumem formas híbridas entre humanos e animais.