Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

Bibi Dória

Bibi Dória ​(Campo Grande, Brasil). Graduada em Dança pela UNICAMP. Trabalha na intersecção entre a dança, a performance e a linguagem audiovisual. Realizou seu primeiro trabalho solo ​É Puro Glacê sob o contexto do PACAP (Programa Avançado de Criação em Artes Performativas) com a curadoria dos artistas Sofia Días e Vítor Roriz no ​Forum Dança,​ estreado no ​Espaço da Penha (PT), apresentado no ​CDCN – La Place de la Danse (FR), ​LAPO – Sala Provador e no Festival Cartografias #2 (PT). Participou por dois anos consecutivos como artista no ​Encuentro de Jóvenes Creadores de ​Casarrodante (​ UY) e em 2018, criou a obra virtual ​Follow Me em colaboração com a coreógrafa argentina Sofia Kauer no ​Espacio La Sede (AR) e recentemente realizada enquanto workshop no ​Encontro Bienal (Re)union (PT) em 2020. Como atriz, atuou na peça ​A Menor Língua do Mundo de Alex Cassal e Paula Diogo, estreada no Festival ​Materiais Diversos 2019 e apresentada em Portugal no ​Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre​, ​Espaço Alkantara e ​Teatro Nacional D. Maria II​. Foi premiada com a ​Residência em Dança 2019 do ​MIS – Museu da Imagem e do Som (São Paulo) e atualmente atua como performer e co-criadora de LA BURLA,​ obra dirigida pelo artista uruguaio Bruno Brandolino.

Agenda