Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

Bruno Brandolino

Bruno Brandolino (UY). Coreógrafo, performer e criador em artes performativas. Graduado em atuação pela Escola Multidisciplinar de Artes Dramáticas (EMAD) e pelo programa de dança de inDANS – Escola de Artes do Movimento no Uruguai. Trabalhou principalmente como performer para as companhias uruguaias Perro Rabioso da coreógrafa Tamara Cubas e GEN Danza de Andrea Arobba. Apresentando obras tanto em contextos latino-americanos como europeus. Em Uruguai, participa em produções teatrais independentes como ator e diretor de atores. Em Portugal, trabalhou como performer na peça ​Gesto Perante os Desacatos do Mundo (2019) de Bruna Carvalho e em Escala de Sofia Dias e Vítor Roriz, com estreia em 2021 no Teatro do Bairro Alto. Em 2019 começa a sua atividade como coreógrafo com a criação da peça solo ​El universo no se asemeja a nada. Criada no contexto do ​Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Fórum Dança (PT), com curadoria de Sofia Dias e Vitor Roriz e contemplado pela bolsa FEFCA do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai. Apresentada no Espaço Alkantara (PT), La Place de la Danse – CDCN (FR), Szene Zeigen – Festival für Darstellende Künste (DE), Cartografías #2 (PT), Centro Cultural de España (UY) e futuramente no Festival Danzafuera (AR). Atualmente, encontra-se desenvolvendo seu novo projecto ​La Burla,​ em colaboração com a artista Bibi Dória (BR)​.

Agenda