BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Ivana Müller explora a poética da linguagem, repensa a noção de corpo, movimento e voz e as suas formas de representação, revisita o lugar da imaginação e do imaginário e questiona a ideia de “participação” através do seu trabalho coreográfico e teatral, bem como das suas performances, instalações, textos e vídeos. No seu trabalho experimental, radical e formalmente inovador, considera frequentemente a ideia de coreografia social. A noção de coletivo e de colaboração é igualmente importante na abordagem de Ivana Müller à própria prática artística. Trabalha frequentemente em colaboração com artistas, teóricos, escritores e jardineiros, aplicando os princípios da conversação e outras formas de escrita colectiva à criação do trabalho. Leciona ou lecionou no Instituto de Estudos Teatrais Aplicados de Giessen, na Université Paris 8, na Universidade de Artes de Zurique, na Universidade de Artes de Berlim, no P.A.R.T.S. Bruxelles, no e.x.e.r.c.e de ICI-CCN de Montpellier, no CNDC Angers, no DAS Theater – Amsterdão, entre outros.