BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Bojana Kunst é uma teórica da performance, do teatro e da dança contemporânea — com especial incidência nos finais do século XX e no século XXI — dramaturga e professora. É professora no Institute for Applied Theatre Studies na Justus Liebig University em Giessen, onde dirige o programa de mestrado internacional em Coreografia e Performance. Vive entre a Alemanha e a Eslovénia. A sua investigação incide sobre a filosofia e a teoria da performance e da dança, o papel do corpo na prática da performance, a relação entre performance e política e vários aspetos teóricos e práticos da dramaturgia. Interessa-se particularmente por formatos teatrais alternativos e experimentais orientados para a investigação, por processos colaborativos e dramatúrgicos em formas auto-organizadas de criação de performance e dança. Aborda a prática da performance e da dança como um campo de conhecimento que pode contribuir para a forma como pensamos, escrevemos e produzimos teoria.