Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

Joana Rita Sousa

Estudou Filosofia na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa. Tem um projecto, filocriatiVIDAde, desde 2008, através do qual proporciona oficinas de filosofia para crianças, para jovens e para famílias. Viaja pelo país para dinamizar oficinas para os mais novos e também para ministrar formação a pais, educadores, professores e agentes educativos. Em 2011 esteve na Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, para trabalhar com a comunidade escolar, no âmbito da filosofia para crianças.
É Mestre em Filosofia para Crianças, pela Universidade dos Açores e docente na Pós-Graduação de Filosofia para Crianças e Jovens da UCP. É co-rganizadora, desde 2011, dos encontros Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos.

Agenda