BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Karl Saks é um coreógrafo, intérprete e designer de som da Estónia. Formou-se na Academia de Cultura Viljandi, da Universidade de Tartu, no Departamento de Artes Cénicas, em 2009, e na Academia de Arte da Estónia, pelo Departamento de Novos Media (MA), em 2017.
Criou três apresentações a solo e participou e colaborou em projectos de outros artistas como desenhador de som no contexto de projectos de teatro, cinema e artes visuais, como dramaturgo, como artista, como assistente de direcção e co-director.
Faz parte do colectivo musical Cubus Larvik, que explora música eletrónica, incorporando também áreas não musicais e mensagens criptografadas do arquivo cinematográfico mundial. Cubus Larvik navega entre a área musical e artística.
Karl Saks também é professor em part-time e ministra oficinas com parceiros, em técnicas de chão e improvisação na Estónia e em outros países.