Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

Marina Palácio

Ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e artista-educadora. Está ligada ao teatro há mais de vinte anos, e tem colaborado como aderecista, figurinista, designer gráfica, e também, na criação de ambientes plásticos. Tem escrito e ilustrado diversos livros infantis, recebendo o Prémio de Ilustração do Festival de BD da Amadora – Melhor Ilustração Infantil 2003 pelas ilustrações do livro O Circo da Lua. Tem criado e orientado Oficinas de Leitura e Criatividade, sensibilizando para as diferentes formas de leituras dos Livros e do Mundo através de criação de laboratórios plásticos, ilustração, natureza, ciência, provocando experiências estéticas, poéticas, sensoriais e imaginativas. Criou o projeto Massa Folhada, uma coleção de livros de autor de tiragem limitada que já conta com três recheios. Desenhou ao vivo com a Orquestra Gulbenkian no concerto comentado Pedro e o Lobo, de Prokofiev e Baba-Yaga, Kikimora, O Lago Encantado, de Liadov integrado no programa Descobrir a Música da Fundação Calouste Gulbenkian.

Agenda