Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

autores

Rita Pedro

Estudou Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1999 dinamiza ateliers de Filosofia com Crianças, orienta formações de professores e leciona seminários, nomeadamente na Escola Superior de Educação Maria Ulrich. Durante 5 anos orientou diversos projectos na mesma área, dirigidos a crianças e jovens entre os 4 aos 18 anos, emigrantes e filhos de emigrantes de Cabo verde, no bairro da Cova da Moura. Foi bolseira do Inovart em Cabo Verde, onde trabalhou com crianças de comunidades rurais e piscatórias também em FCC. Atualmente é doutoranda, sob orientação do filosofo José Gil, pela Universidade Nova de Lisboa e a UERJ no Rio de Janeiro.
Tem sido regularmente convidada por diversos programadores para desenvolver atividades no âmbito de instituições e eventos culturais, entre as quais uma mini-conferência sobre Racismo para crianças.

Agenda