BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Estudou Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1999 dinamiza ateliers de Filosofia com Crianças, orienta formações de professores e leciona seminários, nomeadamente na Escola Superior de Educação Maria Ulrich. Durante 5 anos orientou diversos projectos na mesma área, dirigidos a crianças e jovens entre os 4 aos 18 anos, emigrantes e filhos de emigrantes de Cabo verde, no bairro da Cova da Moura. Foi bolseira do Inovart em Cabo Verde, onde trabalhou com crianças de comunidades rurais e piscatórias também em FCC. Atualmente é doutoranda, sob orientação do filosofo José Gil, pela Universidade Nova de Lisboa e a UERJ no Rio de Janeiro.
Tem sido regularmente convidada por diversos programadores para desenvolver atividades no âmbito de instituições e eventos culturais, entre as quais uma mini-conferência sobre Racismo para crianças.