BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA e Mestre em Arteterapia, pela Universidade de Barcelona. Durante os 11 anos que residiu em Barcelona, estudou e trabalhou no âmbito da educação artística, concepção de projectos educativos e formação para público adulto. Ao longo do seu percurso adquiriu experiência no âmbito da mediação cultural com exposições de arte contemporânea, realizando propostas ajustadas a diferentes públicos (crianças, adultos, seniores e necessidades educativas especiais), e no âmbito de gestão e direcção de serviços educativos (Fundació Joan Brossa e Centre d’Art L’Hospitalet). Trabalhou na coordenação e gestão do projecto educativo Gent 3.0, realizado pela Fundação La Caixa, e como formadora no Curso “Envelhecimento Activo – Prevenção à Dependência”, promovido pela Obra Social La Caixa, dirigido ao colectivo da terceira idade. Em paralelo, com o seu percurso académico, foi sempre alimentando o seu interesse pelo mundo da dança e do movimento, ampliando a sua formação inicial em Ballet Clássico e Moderno, com formações várias. Em 2017, frequentou o workshop avançado de formação com David Leventhal/ Dance for PD®, uma das fases do processo de certificação para futuros professores. Desde 2012 que vive em Lisboa onde desenvolve a sua actividade profissional como trabalhadora independente. Colaborou como formadora no Programa de Mobilidade de Educadores, do Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian e, como mediadora cultural no Centro de Arte Moderna, da mesma Fundação; paralelamente, colaborou com a Câmara de Oeiras, implementando e desenvolvendo o projecto cultural-educativo “Diálogos de Proximidade”, que durante 4 edições estabeleceu a ponte entre o Centro de Arte Manuel de Brito e os Centros de Dia do Concelho. Em 2016 complementou a sua formação realizando o Curso de Gestão e Produção das artes do Espectáculo, no Forum Dança. É cofundadora do colectivo Em ÓRBITA, desde 2017, desenvolvendo propostas de formação e criação na área da dança e do movimento criativo, dirigida ao público adulto com mais de 55 anos e seniores, actuando numa perspectiva biopsicossocial integrada, para promover a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar. Actualmente, divide o seu trabalho entre a criação e desenvolvimento de propostas culturais e educativas dirigidas ao público sénior e formação para profissionais de saúde em contexto de trabalho com o público sénior.