BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Este conjunto de três laboratórios coreográficos pretende contribuir para consolidar e ampliar o trabalho regular desenvolvido pelo grupo de dança da APPACDM de Santarém, orientado há mais de vinte anos por técnicos especializados desta instituição.
Três coreógrafas experientes no trabalho com pessoas com deficiência e corpos não normativos foram convidadas a partilhar o seu vocabulário específico e exercícios de composição, proporcionando aos participantes experiências de prazer e descoberta e expandindo a noção do que é dança e coreografia.
Oficina reservada ao grupo de dança da APPACDM de Santarém, parceira da Materiais Diversos no projeto Materiais Acessíveis.
●●● Esta oficina integra o programa Materiais Acessíveis.