Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
13 Julho 2021
10h00 — 11h30 | Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita | Cartaxo

De Corpo Inteiro – Oficina de dança

Kimberley Ribeiro

Kimberley Ribeiro nasceu nos Estados Unidos da América. Formou-se no Conservatório de Música de Boston e trabalhou com a Companhia Boston Dance Theatre. Após uma digressão pela Europa decidiu radicar-se em Lisboa onde integrou a Companhia “Verde-Gaio”. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado, desde a sua fundação em 1977, onde desenvolveu a maior parte da sua carreira profissional como bailarina, ensaiadora e tour manager. Actualmente, dá aulas na Escola Profissional de Setúbal.

Integra a Companhia Maior desde a sua criação e participou nos espectáculos criados para a companhia por Tiago Rodrigues, Jorge Andrade, Ana Borralho e João Galante, Filipa Francisco, Tónan Quito, Joana Craveiro, entre outros.

Michel

Michel, artista conhecido do público português, começou a sua formação artística em Paris. Estudou acordeão com Josianne Le Goff e sapateado na École de Claquettes Jean-Pierre Cassel, continuando os seus estudos junto de mestres das duas áreas. Como bailarino, coreógrafo, actor e músico, trabalhou em diversos países. Em Portugal, alcançou notoriedade através da participação em programas televisivos de variedades. É professor na Escola de Dança do Conservatório Nacional e autor de diversos espectáculos onde se fundem a música, a dança e o teatro.

Integra a Companhia Maior desde a sua criação e participou nos espectáculos criados para a companhia por Tiago Rodrigues, Jorge Andrade, Ana Borralho e João Galante, Filipa Francisco, Tónan Quito, Joana Craveiro, entre outros.

Companhia Maior

COMPANHIA MAIOR é composta por artistas com maioritariamente mais de 60 anos de idade, vindos de diversos quadrantes da atividade artística e cultural. Foi criada em 2010, por iniciativa de Luísa Taveira, com a missão de promover a criatividade na idade maior. A companhia tem trabalhado com várias gerações de criadores no contexto interdisciplinar da criação contemporânea.

Kimberley Ribeiro e Michel propõem aos participantes desta oficina trabalhar, através do movimento e da música, a presença e a representação do corpo, a emoção e a reflexão.

Com música interpretada ao vivo por Michel e através de exercícios simples de improvisação, convocam-se nesta sessão todos os sentidos e abrem-se possibilidades de escuta do corpo e de interação com o outro.

 

Destinatários
Oficina para maiores de 55 anos.
Não existem requisitos específicos.

Lotação
12 participantes

Inscrições
Inscrição gratuita, mas obrigatória através do formulário.

Mais informações
Através do nr. 910 626 468 ou e-mail info@materiaisdiversos.com

 

INSCRIÇÕES ABERTAS
PARTICIPAÇÃO GRATUITA

 

●●● Esta oficina integra o programa Materiais Acessíveis.

Agenda