Festival

De 3 a 12 de outubro de 2025, o festival materiais diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de dança, performance, música, conversas, caminhadas, atividades para famílias e formação.

✳︎

Num ecossistema vivo e em constante mudança do território que habitamos — físico, simbólico, emocional — o festival materiais diversos entra numa edição de transição, entre o que foi, o que é e o que poderá ainda tornar-se. Aqui, o tempo não se desenha em linha reta. Move-se em espiral, ritmado pelos corpos, pelas estações e pela escuta. É um tempo sensível, que pulsa ao ritmo da terra e das pessoas que a habitam.

Esta edição convida-nos a olhar o passado como herança, o presente como prática ativa de cuidado e desejo, e o futuro como um espaço aberto à reinvenção. Há uma atenção renovada ao que deve ser preservado, ao que pode ser reciclado e ao que já não nos serve — sem medo de deixar partir, sem receio de recomeçar.

Esta é a primeira edição sob a minha direção artística, ainda ancorada num programa concebido por Elisabete Paiva, a quem deixo o meu profundo agradecimento. É neste gesto de continuidade e transição que abrimos um novo ciclo — com vontade de radicalizar, suavemente. Cabe-me agora honrar este programa, oferecendo-lhe um novo rosto e um desejo renovado, entrelaçando-o com o projeto mais alargado da Materiais Diversos. Um projeto que reflete sobre os temas que atravessam e moldam a sociedade contemporânea, através de um gesto de presença, desafiando paradigmas políticos e sociais, convocando experiências partilhadas que operam como dispositivos de pensamento e transformação.

Guardamos a herança da proximidade, da escuta atenta ao território, das parcerias fundadas no afeto e na resistência. Preservamos a alegria da celebração comunitária, a força de uma programação comprometida, a radicalidade descentralizadora e os discursos que interrogam o agora — conectando artistas e públicos num espaço de acolhimento e ressonância. Há uma intenção clara de ocupar o corpo como território político e agregador — fundamento das práticas contemporâneas de dança — para aceder ao coletivo, à sua potência transformadora e à força unificadora.

Tomar posição é o eixo central do meu projeto artístico: situar o festival nos contextos local e nacional, ao mesmo tempo que se afirma a sua missão numa perspectiva internacional, conectando práticas e imaginários, modos de fazer e modos de existir. Combinando sustentabilidade e adaptabilidade, o festival materiais diversos é um organismo vivo, inclusivo e dinâmico, capaz de enfrentar os desafios do presente com uma comunidade vibrante, motivada por momentos essenciais de convivência, pensamento e ação.

Transformamos a ideia de programação de uma linha reta numa constelação. Criamos espaço para o invisível, o inacabado, o em progresso. Este festival cultiva espaço para o que ainda não tem nome. Aqui coexistem camadas, tensões e afetos. Alimenta a imaginação radical de um festival sem um único centro — porque tem muitos!

Apesar de todas as incertezas que enfrentamos, estamos aqui! Venham, conversem, pensem. Imaginem o futuro connosco.

Cristina Planas Leitão
Diretora Artística,
Materiais Diversos

✳︎

2025
2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
8 Julho 2024 – 12 Julho 2024
Centro de Ciência Viva do Alviela, Portugal

NA PRÁTICA

Bojana Kunst

Bojana Kunst é uma teórica da performance, do teatro e da dança contemporânea — com especial incidência nos finais do século XX e no século XXI — dramaturga e professora. É professora no Institute for Applied Theatre Studies na Justus Liebig University em Giessen, onde dirige o programa de mestrado internacional em Coreografia e Performance. Vive entre a Alemanha e a Eslovénia. A sua investigação incide sobre a filosofia e a teoria da performance e da dança, o papel do corpo na prática da performance, a relação entre performance e política e vários aspetos teóricos e práticos da dramaturgia. Interessa-se particularmente por formatos teatrais alternativos e experimentais orientados para a investigação, por processos colaborativos e dramatúrgicos em formas auto-organizadas de criação de performance e dança. Aborda a prática da performance e da dança como um campo de conhecimento que pode contribuir para a forma como pensamos, escrevemos e produzimos teoria.

Projectos

Ivana Müller

Ivana Müller explora a poética da linguagem, repensa a noção de corpo, movimento e voz e as suas formas de representação, revisita o lugar da imaginação e do imaginário e questiona a ideia de “participação” através do seu trabalho coreográfico e teatral, bem como das suas performances, instalações, textos e vídeos. No seu trabalho experimental, radical e formalmente inovador, considera frequentemente a ideia de coreografia social. A noção de coletivo e de colaboração é igualmente importante na abordagem de Ivana Müller à própria prática artística. Trabalha frequentemente em colaboração com artistas, teóricos, escritores e jardineiros, aplicando os princípios da conversação e outras formas de escrita colectiva à criação do trabalho. Leciona ou lecionou no Instituto de Estudos Teatrais Aplicados de Giessen, na Université Paris 8, na Universidade de Artes de Zurique, na Universidade de Artes de Berlim, no P.A.R.T.S. Bruxelles, no e.x.e.r.c.e de ICI-CCN de Montpellier, no CNDC Angers, no DAS Theater – Amsterdão, entre outros.

Projectos

SITE NA PRÁTICA

ESCOLA DE VERÃO — NA PRÁTICA

Reparando (Futuros) Invisíveis
com Bojana Kunst e Ivana Müller

Durante os últimos anos, a investigadora Bojana Kunst e a coreógrafa Ivana Müller  desenvolveram a prática colaborativa Mending the Invisible nas cidades de Ljubljana (Eslovénia) e Grenoble (França), na qual se envolveram participantes locais provenientes das áreas de coreografia, arte, urbanismo, poesia, filosofia, antropologia, trabalho social, entre outras. Nesta prática, que se centra na ideia de “bens comuns” e na importância de gerar linhas de cuidado que nutram e sustentem a imaginação coletiva, propõem-se ações performativas participativas e poéticas de “reparação”, durante as quais os ambientes de vida dos participantes são  “restaurados” e são criados “lugares comuns”, através da narração de histórias que se inserem num mapa imaginado coletivamente.

Esta edição da Escola de Verão — NA PRÁTICA inspira-se neste projeto e toma a natureza, nomeadamente a envolvente do Centro Ciência Viva do Alviela, como um bem comum. Bojana Kunst e Ivana Müller propõem ao grupo de participantes um movimento de caminhadas diárias, como uma prática simples e democrática para explorar e recolher vestígios, ideias, objetos e histórias que, ao longo do período da escola, darão origem a um mapa coletivo. Estar fisicamente no presente imaginando o futuro daqui a centenas de anos é uma das premissas a desenvolver, a par de imaginar e partilhar formas de sentir.

NA PRÁTICA é uma iniciativa de formação avançada com foco no campo das artes performativas, destinada a artistas e investigadores, coorganizada pela Materiais Diversos e pelo Centro de Estudos de Teatro (FLUL). Visando dar ênfase e continuidade a um trabalho de esbatimento das fronteiras entre teoria e prática, com particular atenção nas metodologias exploradas no contexto da investigação artística, Na Prática reune anualmente, durante cerca de uma semana, investigadores, estudantes e artistas num programa de criação e pensamento, nas zonas de intervenção da Materiais Diversos (Minde/Alcanena). Os programas incidem, normalmente, numa prática específica de um/a artista convidado/a a partilhar e a inscrever a sua pesquisa numa discussão alargada.

Modo de candidaturas [CANDIDATURAS FECHADAS]
As candidaturas, através deste formulário, serão analisadas e será realizada uma seleção, considerando a diversidade e relevância dos perfis de participantes na constituição do grupo e no desenvolvimento das questões propostas. Multidisciplinaridade e intergeracionalidade serão valorizadas.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Participantes: Artistas, investigadores e estudantes de todas as áreas disciplinares, ou qualquer pessoa interessada em práticas colaborativas.
N.º máximo de participantes: 12
Abertura das candidaturas: 15 de abril
Candidaturas: Até 25 de maio
Avaliação das candidaturas: 26 a 30 de maio
Comunicação dos resultados: 30 de maio

As sessões decorrerão em inglês.

Valor a pagar

100€ (10% desconto para estudantes FLUL)
A candidatura inclui participação em todas as atividades da escola, alojamento**, refeições e seguro de acidentes pessoais. Não inclui deslocações.

*Todos os anos, oferecemos uma bolsa para a Escola de Verão – NA PRÁTICA a uma pessoa de cada uma das escolas parceiras:
— Estudantes no Programa em Estudos de Teatro ou Investigadores do Centro de Estudos de Teatro da FLUL
— Estudantes no Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança
— Estudantes em qualquer curso de Mestrado da ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha

*Se é o teu caso, por favor preenche no formulário os campos assinalados com ✤
**Nota importante: Ao contrário das edições anteriores, este ano, o alojamento não será feito em camarata no CCVA, visto que o espaço estará em obras. Apresentamos duas opções descritas no formulário abaixo.

Acessibilidade do espaço

Acesso: O acesso ao local é feito pelo Carsoscópio (Carsoscópio – R. do Alviela, 2380-421 Louriceira). A entrada no edifício é garantida por uma rampa no exterior, junto ao estacionamento. WC: O espaço dispõe de WC acessível. Estacionamento: Disponíveis dois lugares de estacionamento para pessoas com deficiência, em frente ao edifício do Carsoscópio.

PROGRAMA

Terça-feira, 8 de Julho
10h-13h ● Chegada e receção de participantes
13h-14h30 ● Almoço
14h30-18h ● Apresentação do grupo e das práticas a desenvolver (auditório)
19h30 ● Jantar

Quarta-feira a sexta-feira 9, 10 e 11 de Julho
10h-13h ● Trabalho coletivo a programar de acordo com as condições climatéricas: passeios (espaço envolvente)
13h-14h30 ● Almoço
14h30-18h ● Mapeamento em estúdio e storytelling (auditório)
19h30 ● Jantar

Sábado, 12 de Julho
10h-13h ● Trabalho coletivo a programar de acordo com as condições climatéricas: passeios (espaço envolvente)
13h-14h30 ● Almoço
14h30-17h30 ● Encerramento

Agenda