BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
VASTIDÃO joga com a estrutura básica das diagonais presentes na dança cênica para engendrar um intrincado jogo cinético, onde aproximações e distâncias, adições e subtrações, juntam plano e experiência, controle e empatia.
VASTIDÃO é uma performance ao ar livre inspirada na poética espacial da coreógrafa brasileira Michelle Moura. Desde a sua perceção infantil do mundo exterior através de uma porta de vidro, aos desafios vividos no espaço público, por vezes demasiado grande e hostil, às experiências de dissolução do seu corpo e da sua transformação nas raves e nos registros corporais de suas peças minimais, o espaço tem sido uma experiência gradual de conquista em contínua entropia. Entre a imersão nos fluxos do corpo, a protuberância da ação e a escrita de um passo que se torna dança.