Festival

De 3 a 12 de outubro de 2025, o festival materiais diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de dança, performance, música, conversas, caminhadas, atividades para famílias e formação.

✳︎

Num ecossistema vivo e em constante mudança do território que habitamos — físico, simbólico, emocional — o festival materiais diversos entra numa edição de transição, entre o que foi, o que é e o que poderá ainda tornar-se. Aqui, o tempo não se desenha em linha reta. Move-se em espiral, ritmado pelos corpos, pelas estações e pela escuta. É um tempo sensível, que pulsa ao ritmo da terra e das pessoas que a habitam.

Esta edição convida-nos a olhar o passado como herança, o presente como prática ativa de cuidado e desejo, e o futuro como um espaço aberto à reinvenção. Há uma atenção renovada ao que deve ser preservado, ao que pode ser reciclado e ao que já não nos serve — sem medo de deixar partir, sem receio de recomeçar.

Esta é a primeira edição sob a minha direção artística, ainda ancorada num programa concebido por Elisabete Paiva, a quem deixo o meu profundo agradecimento. É neste gesto de continuidade e transição que abrimos um novo ciclo — com vontade de radicalizar, suavemente. Cabe-me agora honrar este programa, oferecendo-lhe um novo rosto e um desejo renovado, entrelaçando-o com o projeto mais alargado da Materiais Diversos. Um projeto que reflete sobre os temas que atravessam e moldam a sociedade contemporânea, através de um gesto de presença, desafiando paradigmas políticos e sociais, convocando experiências partilhadas que operam como dispositivos de pensamento e transformação.

Guardamos a herança da proximidade, da escuta atenta ao território, das parcerias fundadas no afeto e na resistência. Preservamos a alegria da celebração comunitária, a força de uma programação comprometida, a radicalidade descentralizadora e os discursos que interrogam o agora — conectando artistas e públicos num espaço de acolhimento e ressonância. Há uma intenção clara de ocupar o corpo como território político e agregador — fundamento das práticas contemporâneas de dança — para aceder ao coletivo, à sua potência transformadora e à força unificadora.

Tomar posição é o eixo central do meu projeto artístico: situar o festival nos contextos local e nacional, ao mesmo tempo que se afirma a sua missão numa perspectiva internacional, conectando práticas e imaginários, modos de fazer e modos de existir. Combinando sustentabilidade e adaptabilidade, o festival materiais diversos é um organismo vivo, inclusivo e dinâmico, capaz de enfrentar os desafios do presente com uma comunidade vibrante, motivada por momentos essenciais de convivência, pensamento e ação.

Transformamos a ideia de programação de uma linha reta numa constelação. Criamos espaço para o invisível, o inacabado, o em progresso. Este festival cultiva espaço para o que ainda não tem nome. Aqui coexistem camadas, tensões e afetos. Alimenta a imaginação radical de um festival sem um único centro — porque tem muitos!

Apesar de todas as incertezas que enfrentamos, estamos aqui! Venham, conversem, pensem. Imaginem o futuro connosco.

Cristina Planas Leitão
Diretora Artística,
Materiais Diversos

✳︎

2025
2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
5 Junho 2021
10h — 13h | Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita | Cartaxo

ampli.AR – Oficina de práticas artísticas para técnicos de saúde e cuidadores

Rita Machado | AMPLITUDE

Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA e Mestre em Arteterapia, pela Universidade de Barcelona. Durante os 11 anos que residiu em Barcelona, estudou e trabalhou no âmbito da educação artística,  concepção de projectos educativos e formação para público adulto. Ao longo do seu percurso adquiriu  experiência no âmbito da mediação cultural com exposições de arte contemporânea, realizando propostas  ajustadas a diferentes públicos (crianças, adultos, seniores e necessidades educativas especiais), e no âmbito  de gestão e direcção de serviços educativos (Fundació Joan Brossa e Centre d’Art L’Hospitalet). Trabalhou na coordenação e gestão do projecto educativo Gent 3.0, realizado pela Fundação La Caixa, e como  formadora no Curso “Envelhecimento Activo – Prevenção à Dependência”, promovido pela Obra Social La  Caixa, dirigido ao colectivo da terceira idade. Em paralelo, com o seu percurso académico, foi sempre alimentando o seu interesse pelo mundo da dança  e do movimento, ampliando a sua formação inicial em Ballet Clássico e Moderno, com formações várias. Em  2017, frequentou o workshop avançado de formação com David Leventhal/ Dance for PD®, uma das fases do  processo de certificação para futuros professores. Desde 2012 que vive em Lisboa onde desenvolve a sua actividade profissional como trabalhadora  independente. Colaborou como formadora no Programa de Mobilidade de Educadores, do Programa  Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian e, como mediadora cultural no Centro de Arte Moderna, da  mesma Fundação; paralelamente, colaborou com a Câmara de Oeiras, implementando e desenvolvendo o  projecto cultural-educativo “Diálogos de Proximidade”, que durante 4 edições estabeleceu a ponte entre o  Centro de Arte Manuel de Brito e os Centros de Dia do Concelho.  Em 2016 complementou a sua formação realizando o Curso de Gestão e Produção das artes do Espectáculo, no Forum Dança. É cofundadora do colectivo Em ÓRBITA, desde 2017, desenvolvendo propostas de formação e criação na área  da dança e do movimento criativo, dirigida ao público adulto com mais de 55 anos e seniores, actuando numa  perspectiva biopsicossocial integrada, para promover a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar. Actualmente, divide o seu trabalho entre a criação e desenvolvimento de propostas culturais e educativas  dirigidas ao público sénior e formação para profissionais de saúde em contexto de trabalho com o público sénior.

ampli.AR é uma oficina centrada nas práticas artísticas e dirige-se a cuidadores (formais e informais) e técnicos de saúde que queiram enriquecer o cuidado assistencial e potenciar novas dinâmicas relacionais com aqueles que cuidam.

Oferece a possibilidade de ampliar conhecimentos no âmbito das metodologias criativas de impacto na saúde e aceder a ferramentas e materiais pedagógicos para implementar novas dinâmicas relacionais.

Uma formação para capacitar competências como cuidador, potenciar maior versatilidade e recursos relacionais no acto de cuidar e, contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e bem-estar do adulto-sénior.

 

INSCRIÇÕES FECHADAS

PARTICIPAÇÃO GRATUITA

 

●●● A formação ampli.AR integra o programa Materiais Acessíveis.

Agenda