BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Subterrâneo é um estudo sobre o conto de Gabriel Tarde Fragment d’histoire future, uma narrativa sobre uma civilização que se refugia de um apocalipse climático no interior da terra. Pertence a um ciclo baseado em narrativas que figuram a tensão entre utopia e distopia e que as relacionam com uma construção da ideia de natureza, vindo na sequência de Aluvião, uma instalação que partiu do conto Drowned World de J. G. Ballard. Subterrâneo teve dois momentos de pesquisa, uma residência com o Lugar a Dudas, em Cali, onde se ensaiaram algumas possibilidades instalativas e de trabalho sonoro a partir do texto de Tarde, outra em Can Serrat, Barcelona, sobretudo focada na história da espeleologia da montanha de Montserrat, que iria ter continuidade no corrente mês de Abril. Propõe-se a produzir materiais em torno a uma leitura crítica e contemporânea do texto de Tarde, cruzando-o com a história da espeleologia e bioespeleologia portuguesa, com um foco no Maciço Calcário Estremenho. Os meios usados serão diversos, recolha de imagens e fragmentos de textos de arquivos, produção de registos sonoros e vídeo de visitas a grutas e da vida que as ocupa, bem como leituras de fragmentos do texto de Tarde. Parte do material poderá ser produzido em colaboração com a comunidade local e organizado enquanto instalação multimédia.