BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Entre fevereiro e maio de 2025, o coletivo Guarda Rios dinamiza oficinas artísticas em contexto escolar no Agrupamento de Escolas de Alcanena, com todas as turmas de 5o ano. Estas oficinas combinam diferentes abordagens artísticas como o desenho, a pintura ou a construção tridimensional, envolvendo as crianças na criação coletiva, com o debate sobre os rios e os ecossistemas. Em junho, uma ação pública final terá lugar junto à nascente do rio Alviela, reunindo as crianças e as suas famílias para partilharem conhecimentos e experiências.
Corpo Comum é um espaço de aproximação às práticas artísticas, que agrega diversas atividades de mediação de públicos que desenvolvemos desde 2018. Designa simbolicamente a constituição de um “corpo comum” de conhecimento, partilhado entre artistas, crianças, jovens, professores e, pontualmente, outros públicos específicos. Visa a promoção da literacia artística e pretende evidenciar as relações entre as práticas artísticas e outras formas de produção de conhecimento, com foco na contemporaneidade. É ainda um espaço que privilegia a experimentação no âmbito da pedagogia artística e a formação artística de educadores.
Neste âmbito, desenvolvemos quatro tipos de atividade:
– Oficinas de continuidade no 2o ciclo, no Agrupamento de Escolas de Alcanena (AEA);
– Oficinas de pesquisa no 1o ciclo (AEA), no âmbito da co- produção anual de dança para públicos jovens que a Materiais Diversos apoia;
– Oficinas artísticas para professores e educadores;
– Um plano de oficinas e outras ações de curta duração, desenhado anualmente de acordo com o programa Fio Condutor para diferentes públicos.