Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
26 Outubro 2024 – 7 Dezembro 2024

Por exemplo, um 0v0

Beatriz Pereira

Beatriz Pereira é bailarina e coreógrafa. Natural de Torres Novas, Beatriz licenciou-se em Dança Contemporânea em 2021, pela Escola Superior de Dança e pela Stockholm University of the Arts. Enquanto criadora destaca o projeto VAZIAS com Carolina Sendim e o projeto Pareidolia com Carlota Jardim, Maria Abrantes e três grupos de jovens dos territórios do Sardoal, Évora e Lisboa, no âmbito do projeto Dentes de Leão (2022-2023).

Carolina Sendim

Carolina Sendim, natural de Viana do Castelo, é uma artista licenciada pela Escola Superior de Dança, Lisboa e pela Stockholm University of the Arts, Estocolmo. Destaca os trabalhos enquanto intérprete com os artistas Amanda Piña, Victor Gomes, Juliana Fernandes, Albina Petrolati e Madalena Victorino. Como criadora apresentou os solos “Trash in Motion” e “Não é todos os dias que aparece nas nossas vidas um elefante”.

M/6

40 min. aprox.

Por exemplo, um 0v0 é uma peça infantil de Beatriz Pereira e Carolina Sendim, que reflete sobre diferentes formas de pensar, sentir e viver como se fossem receitas de culinária. O que é afinal uma receita? As receitas têm memória? Podemos criar receitas para quando nos apetece fazer perguntas? Quantas receitas cabem dentro da palavra receita? Neste espaço ficcional, onde a imaginação é protagonista, imaginamos como seriam as coisas se não fossem como são, levantamos perguntas e construímos alternativas com uma boa dose de fome e criatividade.

 

26 out, 17h

Cine-Teatro Paraíso, Tomar

Conversa após espetáculo

3€

 

29 nov, 10h30 (sessão para escolas)

30 nov, 10h30 (sessão para famílias) Gratuito

Cine-teatro São Pedro, Alcanena

Conversa após espetáculo

 

6 dez, 11h (sessão para escolas)

7 dez, 16h (sessão para famílias) 3€

Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal

Conversa após espetáculo

Ficha técnica

Direção artística Beatriz Pereira e Carolina Sendim Movimento e texto Beatriz Pereira e Carolina Sendim Cenografia e figurinos Sílvia Rocha, Afonso Soares e João Gril Sonoplastia Cire Ndiaye Desenho de Luz Renato Marinho e Francisco Campos - NovaLu Direção técnica Renato Marinho e Francisco Campos - NovaLu Coprodução Materiais Diversos, Município de Sardoal | CCGV | REPÚBLICA PORTUGUESA-CULTURA | DGARTES/ RTCP, Município de Tomar | Cineteatro Paraíso, Teatro Virgínia (Torres Novas)
Agenda