Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
25 Junho 2020 – 31 Dezembro 2020

Ver no Escuro

Clube de Espectadores

VER NO ESCURO é o clube de espectadores da Materiais Diversos, criado em 2017 para os territórios onde a Materiais Diversos desenvolve o seu programa — Minde, Alcanena e Cartaxo. Tem como objetivo promover o encontro regular entre artistas e públicos, mas também o encontro dos espectadores entre si, constituindo uma comunidade efémera. Durante três temporadas, uma vez por mês, as pessoas interessadas assistiam a um espetáculo e conversavam sobre as questões que este suscitava.

Em tempos de contágio e isolamento, achámos que esta seria a melhor forma de estarmos juntos. Se não podemos concretizar o nosso encontro no teatro, podemos concretizá-lo graças ao teatro — nas imagens, nas ideias e nas palavras. Reunidos para ver no escuro, continuaremos a resistir à banalidade e a alimentar o (nosso) mundo de outras sensibilidades e visões. Reunidos para ver no escuro continuaremos a imaginar a humanidade.

Por isso adaptámos o clube a um lugar de múltiplas possibilidades, o online, e a um tempo de muitas expectativas. O encontro continuará a ser mensal e contará com a presença especial de um(a) convidado(a) para conversar sobre espetáculos selecionados e partilhar inquietações que contaminam artes, sociedade e política.

Sessão: Morrer em dança: que políticas para que vidas
Com Volmir Cordeiro
25 de junho, 21h
plataforma zoom

Sessão: Questões sobre re-activação. A partir de Kontakthof, de Pina Bausch
Com Olga de Soto
23 de Setembro, 21h
plataforma zoom

Sessão em inglês

Sessão: Marta Tomé sobre o trabalho coreográfico de Catarina Miranda
Com Marta Tomé
28 de outubro, 21h
plataforma zoom
Sessão em português

Sessão: João dos Santos Martins sobre Eszter Salamon, Vera Mantero e Trisha BrownCom João dos Santos Martins
25 de Novembro, 21h
plataforma zoom
Sessão em português

Agenda