BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Em 2022, iremos concretizar O Tempo das Cerejas na forma de conversas públicas, percorrendo diversos espaços culturais dos territórios onde programamos. Estas conversas serão gravadas em vídeo e partilhadas depois online.
Antecipando a última das sessões deste ano, dedicada ao livro de Ana Pais “Quem tem medo das emoções?”, destacamos do título “Quem tem medo…?” como gatilho para cada uma das sessões de O Tempo das Cerejas 2022. As várias declinações desta pergunta interpelam-nos a debater temas ao mesmo tempo prementes e fraturantes nos dias de hoje, não só a nível social e político, mas também do ponto de vista da relação entre ação e discurso. Simultaneamente, estas temáticas refletem vários dos projetos do Programa Regular da Materiais Diversos, desde oficinas com jovens às criações de artistas que apoiamos em 2022. Ao longo do ano, iremos perguntar-nos:
Quem tem medo das diferenças?, Quem tem medo das mudanças?, Quem tem medo de coletivos? e Quem tem medo das emoções?
2 Abril Cine-teatro São Pedro | Quem tem medo das diferenças?
com Joana Gorjão Henriques e Shahd Wadi
4 Junho — Centro Ciência Viva do Alviela | Quem tem medo das mudanças?
com Luísa Schmidt e Sandra Maximiano
10 Setembro — Museu de Aguarela Roque Gameiro | Quem tem medo dos coletivos?
com Cristina Planas Leitão, coletivo auéeeu e Clara Gameiro
22 Outubro — Centro Cultural do Cartaxo | Quem tem medo das emoções?
com Ana Pais, Beatriz Cantinho, Túlio Rosa e convidado a confirmar
Podcast – Episódio 1
Judite Canha Fernandes e a Maria Gil
Podcast – Episódio 2
Diana Niepce e Sofia Silva
Podcast – Episódio 3
Costanza Givone e Giulia Lamoni
Podcast – Episódio 4
Melissa Rodrigues e Samuel Guimarães
Podcast – Episódio 5
José Louza e Rodrigo Malvar
Podcast – Episódio 6
Carlota Lagido e Maria Helena Falé
Ao longo de 2021, a propósito de O Tempo das Cerejas, estabelecemos uma parceria com o curso de Design de Comunicação, da Escola Artística António Arroio, no âmbito da FCT – Formação em Contexto de Trabalho. Os alunos da especialização em Design Gráfico desenvolveram projectos editoriais para os textos produzidos em 2020 para a rubrica O Tempo das Cerejas. Partilhamos os trabalhos desenvolvidos, as publicações que os alunos paginaram e as versões DYI, para quem quiser construir a sua própria publicação em casa.
Grupo 1
E-book | DIY | Instruções
Grupo 2
E-book | DIY | Instruções
Grupo 3
E-book | DIY + Capas | Instruções
Grupo 4
E-book | DIY + Capas | Instruções
Os Invisíveis de João Sousa Cardoso
Em frente, não para trás, de Mafalda Dâmaso
2020, por Christiana Galanopoulou
Voltar às raízes para combater o medo, de Gabriel Feitor
Recomendo vivamente o lápis azul aplicado sobre a lei do pai tirano, de Cátia Terrinca