BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
VER NO ESCURO convida curiosos e estudiosos* a ver e a conversar sobre espectáculos, mensalmente, entre Outubro e Maio. Cada encontro é composto por um espectáculo e uma conversa, onde se aprofundam, de forma livre, mas criteriosa, as questões que as obras, os artistas e os espectadores tragam à discussão.
VER NO ESCURO promove o encontro íntimo e regular entre artistas e espectadores, mas também o encontro dos espectadores entre si, constituindo uma comunidade efémera — reunidos para ver no escuro, resistimos à banalidade e alimentamos o (nosso) mundo de outras sensibilidades e mundividências.
* VER NO ESCURO é um projecto concebido para o território onde a Materiais Diversos desenvolve a sua programação regular, pelo que terão prioridade de inscrição os espectadores provenientes de Alcanena, Cartaxo e municípios vizinhos.
Janeiro
13 Janeiro, 16h00
Tiago Rodrigues
SOPRO
TNDM II
Fevereiro
17 de Fevereiro, 16h30
AMORES PÓS-COLONIAIS
Hotel Europa
Abril
6 de Abril, 21h00
Seguido de conversa, integrando a conversa já agendada pelo SLTM
BISONTE
Marco da Silva Ferreira
Maio
25 de Maio, 19h00
La Bande Passante
Vies de Papier (Proposta FIMFA)
Teatro São Luiz
A inscrição inclui espectáculo, conversa, seguro e transporte de/para Alcanena
As inscrições devem ser efectuadas até, no máximo, 10 dias antes de cada sessão.