BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Desde 2018, em parceria com cinco festivais e seis parceiros associados, bem como com vários artistas espalhados pela Europa e não só, a Materiais Diversos participa no projecto de cooperação internacional More Than This, com enfoque nas artes performativas contemporâneas e no espaço mediterrânico. More Than This propõe repensar o valor da complexidade, desafiando a cristalização de narrativas únicas e identidades fixas e aprofundando as noções de deslocamento e hospitalidade.
Em 2020, o Short Theatre e o Festival Materiais Diversos concretizam uma das dimensões mais inovadoras do projecto — o “deslocamento de festivais”, que questiona não apenas a mobilidade dos artistas, mas das próprias organizações culturais. Trabalhando em pares, cada festival envolvido no projecto acolheu ou foi acolhido por um dos seus parceiros.
Na sua 15ª edição, o Short Theatre acolhe o festival Materiais Diversos que – com todas as variáveis decorrentes da pandemia – se apresenta com quatro artistas: Tiago Cadete, Volmir Cordeiro, David Marques e Catarina Miranda.
Programa:
FIUME
de Tiago Cadete
9 de Setembro, 16h30 e 19h30
La Pelanda – Altri spazi
Performance itinerante
Rua
de Volmir Cordeiro
10 de Setembro, 19h
La Pelanda – Galleria
Dança sem vergonha
de David Marques
10 de Setembro, 22h15
La Pelanda – Studio 2
Dream is the Dreamer
de Catarina Miranda
11 de Setembro, 21h
La Pelanda – Teatro 2
*Dream is the Dreamer é um projecto associado da Materiais Diversos