BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Dança Doente aborda a dança enquanto pathos, mais especificamente enquanto sintoma, alteração da percepção subjectiva do corpo infectado pelo mundo e atravessado por forças que o esvaziam e o destituem.
Como ponto de referência tomei de empréstimo o universo do coreógrafo Japonês Hijikata Tatsumi: seus escritos, suas imagens e suas danças, numa espécie de fantasmagoria revelada entre fascinação e ficção.
Essa obra se organiza como uma patologia dançada por um corpo em movimento para fora de si mesmo, uma dança virótica, contagiosa, que acontece como premonição de morte, mas apenas e tão somente para reafirmar a vida em toda a sua potência.
— Marcelo Evelin
ESTREIA
5 Maio – 8 Maio 2017
KunstenFestivalDesArts, Bruxelas, BE
Sofia Matos
sofia.matos@materiaisdiversos.com
+ 351 913633452
skype: sofimatos
Marcelo Evelin/
Demolition Incorporada info
www.demolitionincorporada.com/news