Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

produzimos

Projecto Espiões

Filipa Francisco

Filipa Francisco é coreógrafa e performer.
Estudou Dança na Academia Almadense, na Companhia de Dança de Lisboa e licenciou-se na Escola Superior de Dança (ESD). Em Nova Iorque estudou na Trisha Brown Dance Company, no Lee Strasberg Institut e com André Lepecki.
Trabalhou com criadores como Francisco Camacho, Vera Mantero, Sílvia Real, Madalena Victorino, Rui Nunes, Aldara Bizarro, Paula Castro e Bruno Cochat.
Dos seus trabalhos destaca “Leitura de Listas” (2004), colaboração com André Lepecki; “Dueto” (2006), “Bicho eres un bicho” e “Bicho” (2009), co-criação com Idoia Zabaleta; “Íman”, com as Wonderfull’s Kova M, resultante do projecto “Nu Kre Bai Na Bu Onda” na Cova da Moura (alkantara, 2007—2009); “A Viagem”, com o Grupo Folclórico dos Riachos (2011); “Cardume”, com o grupo 37.25 para o Festival Walk&Talk (2014); “Força”, com a Companhia Maior (2015) e “Saal”, no âmbito da rede Artéria (2018).
Desenvolveu o Projecto Rexistir com reclusos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco (CENTA, 2000—2006) e foi artista convidada do projecto de Reinserção pela Arte promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian (2007). Lecciona no Forum Dança no curso Dança na Comunidade e foi professora no INATEL, ESTAL, ESD, FMH e ESTC.
É directora artística da associação Mundo em Reboliço.

Projecto Espiões aborda a relação entre as artes performativas e a construção e transmissão da memória cultural, desde um universo pessoal. A partir das memórias individuais e colectivas de alguns dos artistas da sua vida — os coreógrafos-intérpretes Francisco Camacho, Miguel Pereira e Sílvia Real — Filipa Francisco identifica um património ímpar na memória destes coreógrafos e desenha um gesto criativo e afirmativo face à escassez de arquivos e documentação sobre a dança no panorama nacional português.

Na sequência de projectos anteriores como Íman, construído a partir das memórias individuais de intérpretes de dança africana e hip hop, ou A Viagem, que explora a dança tradicional como uma forma de ligação ao corpo, Projecto Espiões propõe valorizar uma herança incorporada através de um confronto entre repertórios e imaginários pessoais e novos gestos coreográficos.

ESTREIA
17 Setembro 2016
Festival Materiais Diversos 2016, Teatro Virgínia, Torres Novas, PT

Circulação

5 Maio 2017 — 6 Maio 2017
Teatro Municipal do Porto - Rivoli / Dias da Dança, Porto, PT
18 Março 2017
Casa da Cultura de Ílhavo, Ílhavo, PT
30 Setembro 2016 — 2 Outubro 2016
Maria Matos Teatro Municipal, Lisboa
ESTREIA
17 Setembro 2016
Festival Materiais Diversos 2016, Teatro Virgínia, Torres Novas, PT

Ficha artística

Criação e direcção artística Filipa Francisco Co-criação e interpretação Francisco Camacho, Miguel Pereira, Sílvia Real Composição musical António Pedro Cenografia e figurinos Carlota Lagido Desenho de luz e Direcção Técnica Carlos Ramos Acompanhamento crítico e documentação Cláudia Galhós Fotografia Bruno Simão Produção e difusão Materiais Diversos Co-produção Maria Matos Teatro Municipal, Teatro Municipal do Porto e rede Open Latitudes (Latitudes Contemporaines, Vooruit, L’Arsenic, Body/Mind, Teatro delle Moire, Sin Arts Culture, Le Phénix, MIR Festival, Materiais Diversos financiado pelo programa Cultura da União Europeia) Apoio EIRA e Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista – Câmara Municipal de Lisboa Agradecimentos Culturgest, Gulbenkian, ESD – Escola Superior de Dança de Lisboa, Forum Dança, FMH, Daniel Tércio, Sophie Coquelin, Mariana Brandão, Elisabete Paiva, Mark Depputer, Vasco Wallenkamp, Margarida Bettencourt, Olga Roriz

Produção e Difusão

Sofia Matos
sofia.matos@materiaisdiversos.com
+ 351 913633452

Sara Abrantes
sara.abrantes@materiaisdiversos.com
+351 915227787

Agenda