Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

somos

Sobre

 

A Materiais Diversos é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 2003, com a missão de promover a investigação e a criação artísticas, assim como sensibilizar diferentes públicos para as artes performativas, em especial a dança.

Esta missão concretiza-se através do apoio a diversos artistas e projetos, do Festival Materiais Diversos e de um Programa de Desenvolvimento de Públicos, no município de Alcanena.

A Materiais Diversos é reconhecida, nacional e internacionalmente, pelo seu papel no apoio à criação e difusão de artistas.

Desde 2009, o Festival Materiais Diversos obteve protagonismo na atividade da estrutura, reforçando o seu papel enquanto plataforma para criadores portugueses e tornando-a também uma das pioneiras, em Portugal, do movimento de valorização e desenvolvimento cultural fora dos grandes centros urbanos.

A partir de 2017, Materiais Diversos redesenhou o seu projeto, procurando articular os seus vários eixos e territórios de atuação e envolvendo diferentes atores — artistas, produtores, programadores, públicos e organizações — em torno de objetivos e ações comuns. Co-habitar, colaborar, partilhar e cocriar são os gestos que norteiam este ciclo e sustentam um programa artístico que dialoga com outras dimensões da vida humana e da contemporaneidade.

A Materiais Diversos é uma estrutura profissional independente financiada pelo Ministério da Cultura/ Direção-Geral das Artes. Integra a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, a rede informal BeMyGuest – Network for Emerging Practices, o grupo de trabalho Periferias Centrais e já integrou o projeto de cooperação internacional MORE THAN THIS (2018-2020).

Em 2017 e 2019, o Festival Materiais Diversos recebeu o selo EFFE da European Festivals Association / Comissão Europeia, como reconhecimento da sua qualidade artística e pertinência.

Agenda