BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
‘A Very Eye’ é uma peça colectiva para 5 intérpretes, com estreia em outubro de 2022 em Bruxelas (Les Brigittines).
Após um período de pesquisas, vamos iniciar o processo de criação durante esta residência, em colaboração com a bailarina Christine Daigle.
Para esta nova criação, pretendemos partir do trabalho coreográfico desenvolvido ao longo da criação do nosso primeiro projecto ‘The Gyre’; um dueto concebido como um desdobramento gradual e meticuloso, partindo de uma restrição clara (orbitar em torno de um ponto fixo no espaço) e sustentado por uma linguagem própria e complementar entre os intérpretes. Ao contrário do sistema único desenvolvido em ‘The Gyre’, com este projecto pretendemos ligar diferentes lógicas composicionais e entrelaça-las dentro de uma estrutura mais complexa e polimórfica, e ao mesmo tempo adicionar um certo grau de imprevisibilidade.