BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Este projeto nasce da vontade de criar uma sequência de movimentos para ser dançada em uníssono por um grupo de pessoas. Neste trabalho, a concordância de passos torna-se uma ferramenta para invocar outros espaços, bem como uma forma de transportar e cuidar da textura da nossa união. Para dançar juntos e movermo-nos com as coisas juntos.
‘D’ENÇÀ —– DESDE ENTÃO’ é um processo de investigação liderado por Quim Bigas que se manifesta aqui como uma peça de teatro. A proposta cénica baseia-se numa sequência de movimento para cinco bailarinos com a duração de cerca de 75 minutos. A sequência, que será em uníssono, terá um estilo promíscuo e viajará por diferentes estados e emoções. O formato uníssono permitir-nos-á compreender
movimento e a dança como uma forma possível de cuidar de vários lugares e texturas, bem como de uma plataforma de encontro e afetação. Um movimento do passado e no presente que constrói algo em direção a um futuro que ainda não conhecemos. Ainda não sabemos. Só o encontro o dirá.