BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Fios do Meio é um apoio à criação de âmbito regional que tem como objetivos apoiar, conhecer e dar a conhecer o trabalho artístico de pessoas a viver, a trabalhar ou naturais do distrito de Santarém. O apoio é direcionado para pessoas de qualquer idade, género, nacionalidade, dando continuidade ao trabalho iniciado com a bolsa Filhos do Meio (lançada em 2018). Tem ainda como expectativa incentivar novas colaborações — através do aprofundamento da relação da Materiais Diversos com artistas deste território — e ambiciona poder impulsionar atividades culturais promovidas pela comunidade, nutrindo a coesão social e o desenvolvimento de competências criativas e críticas.
A designação Fios do Meio, que substitui a anterior Filhos do Meio, coloca ao centro o lugar da criação e valoriza o papel artístico na vitalidade dos ecossistemas culturais.
Atribuída por chamada aberta anual, Fios do Meio privilegia projetos na área das artes performativas, embora não exclua outras áreas, e inclui apoio financeiro no valor de 7.000 € que abrange o período de residências e os honorários das apresentações públicas do projeto. Ao valor do apoio acrescem despesas logísticas (até um máximo de 5 pessoas, por residência/apresentação), apoio técnico e acompanhamento artístico. As apresentações ocorrem no âmbito do Festival Materiais Diversos e em espaços culturais parceiros da região — Centro Cultural do Cartaxo, Cineteatro Paraíso (Tomar) e TMO (Ourém).
* O apoio Fios do Meio pode ser cumulativo com apoios de outras entidades (exemplo, GDA, DGArtes, etc…)
✢
CALENDÁRIO
Calendário de residências artísticas*
26 Junho — 5 Julho 2023 | Cine-teatro São Pedro, Alcanena
11 — 22 Julho 2023 | Centro Cultural do Cartaxo (com apresentação informal)
11 — 19 Setembro 2023 | Teatro Municipal de Ourém
* (datas sujeitas a confirmação)
✢
Calendário de apresentações
Festival Materiais Diversos, Alcanena
5 — 15 Outubro 2023 (data de apresentação a confirmar)
Teatro Municipal de Ourém
2 — 3 Novembro 2023 | Ensaios e montagens técnicas
4 Novembro 2023 | Apresentação
Cineteatro Paraíso, Tomar
5 — 6 Dezembro 2023 | Ensaios e montagens técnicas
7 Dezembro 2023 | Apresentação
✢
JÚRI
Pedro Barreiro — Diretor Artístico do Espaço do Tempo
Susana Domingos Gaspar — Coreógrafa e Bailarina
Teresa Miguel — Produtora
✢
DEADLINES
7 Março | Fim convocatória
27 — 31 Março | Entrevistas shortlist
3 Abril | Comunicação pública do projeto a apoiar