Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

Co-Produções

Mistério da Cultura

David Marques

Coreógrafo e intérprete. Começou a desenvolver trabalho como criador em 2007 com o apoio da EIRA, em Lisboa. Desde então tem vindo a apresentar as suas peças em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Ucrânia, Israel e Brasil. Licenciado pela ESD – IPL, frequentou a formação ex.e.r.ce do CCN de Montpellier, dirigida por Mathilde Monnier, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Criou Motor de Busca, Future Plans, KIN, Ressaca e fez uma adaptação de Conquest de Deborah Hay. Com Ido Feder desenvolveu a trilogia ‘Bête de Scène’/’Images de Bêtes’/’THE POWERS THAT B’ (e com Tiago Cadete ‘Apagão’. Colaborou como intérprete com Loic Touzé, Francisco Camacho, Filipa Francisco, David Wampach, Tiago Guedes, Lucie Tumova, Maya Levy&Anando Mars, Raquel Castro, Tiago Vieira e Emily Wardill. Tem desenvolvido trabalho pedagógico na ESD – IPL, Fórum Dança, Jerusalem Academy of Music and Dance, SIDance – Seoul e Danslab em Bruxelas. É fundador da PARCA.

© Diogo Brito

Mistério da Cultura é, em princípio, sobre cultura, arte e os seus modelos de produção, representação e apoio, mas nunca se sabe. É um puzzle de motivações dos artistas e do público, um thriller burocrático dançado, um enigma por desvendar. Em palco diversas questões se levantam: o que fica do desejo inicial de fazer um espectáculo? O que não se vê quando se assiste a uma peça? Vale mesmo a pena dançar, será melhor falar ou ficar à escuta?

Cronologia

ESTREIA
27 Setembro 2019
Festival Materiais Diversos, Minde

Ficha técnica

De David Marques Em colaboração com Madeleine Fournier, Johann Nöhles, Nuno Pinheiro, Marco da Silva Ferreira, Francisco Rolo, Teresa Silva Vídeo Diogo Brito Figurinos Tiago Loureiro Luz Tiago Cadete Som Miguel Lucas Mendes Espaço Tiago Pinhal Costa Direcção técnica Artur Moura Fotografia Ágata Xavier Residências Eira/Teatro da Voz, 23 Milhas - Ílhavo, Estúdios Victor Córdon / Materiais Diversos, Teatro Municipal do Porto - Campo Alegre Produção executiva Vítor Alves Brotas | Agência 25 Produção PARCA Co-produção Teatro do Bairro Alto, Festival Materiais Diversos Projecto financiado por Fundação GDA e Fundação Calouste Gulbenkian Apoios Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Escola Superior de Dança - IPL Agradecimentos Ana Bigotte Vieira, Ângela Marques, Francisco Camacho, Gil Mendo, Maria de Fátima Loureiro, Maria Fernanda Pinheiro, Maria José Fazenda, Patrícia Milheiro, Pietro Romani, Tânia Guerreiro, Tiago Vieira
Agenda